At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia


June Tabor
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigos
June Tabor ao vivo no CCB
Mais...
Biografia
June Tabor excepcional
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


June Tabor ao vivo no CCB
Dia 15 de Setembro de 2000

Para muitos, June Tabor é considerada uma das melhores intérpretes femininas de música popular britânica, se não a melhor intérprete do seu tempo.

O que a liga às antigas tradições britânicas são as suas arrepiantes e emocionantes qualidades vocais. O que a liga ao presente da Grã-Bretanha é o seu bom gosto, arranjos, e músicos, juntamente com a sua vontade e disposição para experimentar novas sonoridades e para interpretar obras de compositores contemporâneos.

Na verdade, June Tabor não se considera propriamente uma folk-singer, ideia talvez construida inicialmente a partir do seu álbum de estreia - "Some Other Time" - um trabalho de «standards» algo falhado.

Pelo meio da tradição britânica que ela persegue, seria de adivinhar que mais tarde ou mais cedo June Tabor acabasse por fazer justiça ao seu talento, algo que aconteceu a partir do disco "A Quiet Eye" e que faz o cruzamento entre o património tradicional e a uma certa história da música popular do século XX. Neste disco June Tabor apresenta o cruzamento entre os seus «songwriters» favoritos, os clássicos dos últimos cem anos e a herança popular das ilhas, uma intersecção mais do que perfeita - capaz de se ajustar à sua voz.

June Tabor canta músicas de Richard Thompson, George Gershwin, Elvis Costello, Joni Mitchell, Shane MacGowan, Cole Porter, Ewan MacColl e Velevet Underground e tem sido regularmente apelidada de nomes extravagantes como: diva, tesouro nacional, chanteuse e rainha da música popular. Expressões como: fervura a fogo lento, sensual, escura e evocativa são regularmente utilizadas para a descrever. Para ver e ouvir no dia 15 de Setembro no Grande Auditório do CCB.
Voltar ao Topo

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



Biografia
Publicado no Correio da Manhã a 16 de Agosto de 2000

June Tabor aborda o rock e o jazz - que dizer dos seus trabalhos com a também grande Oyster Band, ou com a Creative Jazz Orchestra - mas é aquela que é chamada de música folk que ela interpreta como ninguém, em conjunto com outros - os seus trabalhos ao lado de outro nome inesquecível como Maddy Prior, nas Silly Sisters - ou a solo - em álbuns extraordinários como "Ashes and Diamonds", "A Cut Above", "Abyssinians" ou "Aqaba".

Elvis Costello é bem o exemplo de quem caiu de amores por esta mulher que, corajosamente, afirma que as palavras são mais importantes do que a música - canta tudo desde que as palavras lhe façam sentido. Costello ficou tão maravilhado com a sua versão de "Smilling Shore" de Andrew Cronshaw que não só começou ele a interpretá-la como escreveu um par de temas especialmente para ela.

Durante muito tempo June manteve o seu emprego numa livraria com a carreira e só no final da década de 80 enveredou pelas canções a tempo inteiro.
Em finais dos anos 80 a senhora Tabor resolveu regressar ao passado e lembrar as Silly Sisters com Maddy Prior em "No More to the Dance" e, de acordo com o texto que Colin Irwin escreveu "aborreceu parte da sua audiência com mentes mais restritas com 'Some Other Time', um álbum com temas de jazz. Ospuristas ficaram chocados por ela ter abraçado o jazz com todo o seu coração. Não deviam ter ficado chocado: 'tudo o que canto é escolhido com base nas letras e sempre foi assim. Seja jazz ou temas tradicionais, ou outra coisa qualquer, as palavras estão primeiro...a música é apenas um veículo que as palavras utilizam', diz June".

O sucesso de vendas que foi "Freedom and Rain" surgiu nos anos 90, deu origem a uma digressão com a Oyster Band e mais tarde a uma colaboração com o harpista escocês Savourna Stevenson e com o baixista Danny Thompson em "Singing the Storm" (1996).

Mais notáveis ainda foram os álbuns a solo "Angel Tiger" em 1992, que inclui uma das mais devastadoras canções que Elvis Costello escreveu para ela, "All This Useless Beauty" e "Against the Streams em 94,m os dois a consolidarem a sua parceria musical com o pianista Huw Warren e com o violinista Mark Emerson e produzidos por John Ravenhall.

Em 1997 gravou "Aleyn", o seu primeiro álbum para a Topic em mais de uma década e uma enorme e nova audiência rendeu-se-lhe aos pés sob efeito de uma verdadeira poção mágica.
Voltar ao Topo

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



June Tabor excepcional encanta CCB
Publicado no Correio da Manhã a 17 de Setembro de 2000, por António Rubio

June Tabor é uma verdadeira "jóia da coroa" de Inglaterra (foto Amílcar Teixeira)
Considerada grande intérprete de canções de arte e a maior cantora de "folk" de sempre em Inglaterra, June Tabor encantou a relativamente pequena audiência que aguardava o seu concerto de sexta-feira no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. June Entrou em palco a sós e cantou a velha balada "Bonnie Boy" de forma arrebatadora. A voz linda, com a colocação certíssima e a segurança da sustentação das frases, deixaram desde logo o público extasiado.


A segunda canção trouxe a surpresa da noite. Já acompanhada ao piano pelo galês Huw Warren, Tabor entoou as primeiras notas da canção "Round About Midnight", de Thelonious Monk, e deixou-nos perplexos com a intensidade dramática que pôs na interpretação e na forma como explana a composição, reconhecidamente um dos temas mais difíceis de executar no mundo do jazz.
Thelonious Monk muitas vezes criticou músicos de jazz por não tocarem esta balada da forma como ele a compôs, entre os quais Miles Davis, que Monk quase insultou pela versão que este fez da canção, cujas linhas melódicas não terão sido respeitadas pelo grande trompetista. Assim o disse o pianista e autor do tema, que também ameaçou Miles fisicamente (o "boxeur" amador de grandes méritos preferiu não se encontrar com os quase dois metros de Monk, nem com a sua permanente má disposição, assim dizem as "bíblias" do jazz).

Quanto a June Tabor e ao seu pianista, estou certo de que Monk iria dar-lhes os parabéns pela espantosa interpretação vocal e instrumental.

O concerto seguiu com baladas que remontam ao século XIII até às composições actuais de Danny Thompson e Elvis Costello, que compôs uma belíssima valsa expressamente para Tabor. Pelo meio foi-nos dado a ouvir baladas e valsas dos séculos XVI e XVII. O elemento de ligação entre estas canções foi o amor em todas as suas formas, felizes e infelizes. Antes de cantar, June teve sempre a preocupação de falar sobre o conteúdo dos temas e, já na segunda parte, após interpretar temas que versaram os dramas amorosos e os amores não correspondidos, brindou o público com uma canção de "amor perfeito": "Night and Day", de Cole Porter. Neste tema, Tabor demonstrou mais uma vez toda a sua capacidade de interpretação, pois enveredou pela via do jazz em vez de se limitar a interpretá-lo na forma mais simples, ou seja, como foi composto para os cantores da Broadway. Mais uma vez o pianista correspondeu com um solo a todos os títulos notável pela improvisação e técnica presentes.

Canções como "The Gardener", "I Will Put My Ship In Order" e "Waltzing's For Dreamers", encheram o Auditório com a voz ora rouca ora cristalina desta cantora que é uma verdadeira "jóia da coroa" de Inglaterra.

O violinista Mark Emerson também fez sentir a sua notável técnica no acompanhamento simultâneo com o piano. O nível dos instrumentistas esteve igualmente em destaque em duas peças para piano e violino interpretadas em ambas as partes do espectáculo.

Espectáculo este que terminou com o público a aplaudir de pé June Tabor, que retribuiu a manifestação com mais uma bela balada. Um concerto para recordar e para lastimar a falta de público que perdeu um trabalho a todos os títulos excepcional.

 

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................