At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
"Gatemouth": voz, guitarra, violino, harmónica
Joe Krown: piano
Harold Floyd: baixo
Eric Demmer: saxofone
David Peters: bateria

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Lisboa
Gatemouth: um eclético nas Expressões musicais Texanas
CCB, Grande Auditório, dia 18 de Novembro de 2000


A música de Clarence ‘Gatemouth’ Brown está acima de categorias: é considerado geralmente um bluesman tendo influenciado o desenvolvimento do blues do Texas, de onde é originário. Mas se quisermos situá-lo melhor teremos que considerar esta legenda da música americana como um mestre eclético das expressões musicais texanas das raízes onde coabitam não só os blues mas também o country, o cajun, o bluegrass, o western swing ou o gospel.

O valor da versatilidade aprendeu o Clarence Brown na adolescência, na cidade texana de Orange, onde seu pai se estabeleceu, tornando-se um músico popular na região, especializado em cajun, country e em bluegrass, mas não em blues. Começara a sentir-se atraído pelas ‘big bands’ da época, as de Count Basie, Lionel Hampton e Duke Ellington cuja composição ‘Take the A Train’ continua a fazer parte do seu repertório central. Cedo, em 1947, adquiriu notoriedade no clube Golden Peacock, em Houston, quando substituiu inesperadamente o famoso T-Bone Walker no palco que este abandonara por uma súbita indisposição.

Reportam as histórias que T-Bone Walker ficou zangado com esta usurpação juvenil – Clarence brindou então a assistência com a sua composição ‘Gatemouth Boogie’ - e a verdade é que o público rejubilou e deixou-lhe no palco uma quantia de seiscentos dolares como prémio. De imediato, Don Robey, o dono do clube, propôs a Clarence orientar a sua carreira fazendo-o gravar na sua própria marca Peacock e, mais tarde, organizando-lhe digressões pelo Sul e Sudoeste dos Estados Unidos à cabeça de uma orquestra de vinte e três músicos.

A relação de Clarence Brown e do seu primeiro manager Don Robey durou até 1960, tendo constituído, entretanto, na década de 50, uma afirmação do estilo peculiar do músico caracterizado por tórridos temas instrumentais que marcaram o período do pós guerra dos blues do Texas. Os anos 60 não foram dos mais felizes para Clarence ‘Gatemouth’ Brown: estabelecendo-se em Nashville, os discos de country que aqui gravou não tiveram a notoriedade desejada, muito embora tivesse participado no famoso programa de televisão The Beat apresentado pelo não menos famoso dj de rádio Bill ‘Hoss’ Allen.

O hiato iria ser quebrado a partir de 1971 quando se apresenta na Europa, primeiro em França, com enorme sucesso, dando assim origem a permanentes digressões pelo Velho Continente e aqui deixando nove discos gravados. Este material havia de ser coligido e reeditado mais tarde nos Estados Unidos pela Alligator de Bruce Iglauer sob o título de ‘Pressure Cooker’, fazendo ser-lhe atribuído a nomeação para o prémio Grammy de melhor gravação de blues de 1986.

É também ao longo dos anos 70 que Clarence ‘Gatemouth’ Brown se torna no porta voz da música americana participando numa digressão patrocinada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América que o levou a países da África Oriental: Botswana, Lesotho, Zambia, Tanzania, Madagascar, Kenia, Sudão e Egipto. Uma apresentação no Festival de Montreux, coroada de sucesso e uma digressão pela ex-União Soviética em 1979, consagraram Clarence ‘Gatemouth’ Brown. A música reflectia a sua determinação em prosseguir as coisas à sua maneira, reconstruindo a carreira: agora era o jazz, o country e mesmo o calypso que dominavam, e dominam, os seus concertos.
Rui Neves (Com o apoio da Universal Verve)
Voltar ao Topo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................