At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Vida.pt - Parceiro At-tambur.com Texto feito em colaboração com o Vida.pt, parceiro de At-Tambur.com - Músicas do Mundo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para mais detalhes consulte o programa completo no
Vida.pt


De regresso a Portugal
Quarteto Jobim Morelenbaum ao Vivo
Dia 18 de Outubro - Barreiro | Dia 19 de Outubro - Porto | Dia 22 de Outubro - Coimbra

Músicos do mais alto nível de qualidade, não só no meio brasileiro como no meio internacional, que tocam a obra universal de Antonio Carlos Jobim.

A vinda ao nosso país do Quarteto Jobim Morelenbaum obteve no passado mês de Fevereiro um êxito que ultrapassou todas as expectativas, quer na afluência do público aos concertos, quer nas consequentes vendas discográficas. No próximo mês de Outubro, o grupo vem ao nosso país para concertos em cidades que não foram contempladas com a sua visita, para já estão agendados concertos no Barreiro (dia 18), no Porto (dia 19) e em Coimbra (dia 22).

Seguindo a 'herança' deixada por Tom Jobim, o grupo é formado pelo seu filho Paulo Jobim, por Daniel Jobim, seu neto e por Jacques e Paula Morelenbaum.

Quer Paulo Jobim (guitarra), quer Jacques Morelenbaum (violoncelo) fizeram parte da Banda Nova, a banda de António Carlos Jobim, desde a sua formação inicial até 1994. Foram ambos para além de músicos, produtores musicais dos trabalhos de Tom Jobim bem como de outros grandes artistas brasileiros. São músicos do mais alto nível de qualidade, não só no meio brasileiro como no meio internacional, tendo acompanhado Milton Nascimento, Chico Buarque, Sarah Vaughan, Caetano Veloso, Edberto Gismonti, Gal Costa, etc..

Paula Morelenbaum integrou também a Banda Nova como vocalista e solista tendo obviamente participado em várias gravações dos discos como Tom Jobim.

No ano de 1995, com a entrada de Daniel Jobim forma-se o Quarteto Jobim Morelenbaum cuja estreia se realizou no Avery Fisher Hall, em Nova Iorque no espectáculo intitulado 'A Tribute to Antonio Carlos Jobim'. O concerto contou com a participação de João Gilberto, Sting, H. Hancock e Caetano Veloso, mas foi o Quarteto quem mereceu a melhor crítica do New York Times: «Some of the evening's loveliest music featured the Jobim-Morelenbaum Quartet» .

Os concertos do Quarteto, que têm formação camerística de piano, violão, violoncelo e voz, apresentam sempre um percussionista convidado e têm como principal meta a obra universal de Antonio Carlos Jobim.

Em 1998, o Quarteto realizou a sua segunda tournée europeia tendo passado por 8 Países no total de 21 concertos. Em Lisboa apresentou-se na Expo 98, no Palco Promenade, num concerto que obteve um estrondoso sucesso e novamente em Fevereiro passado no Centro Cultural de Belém com o êxito que é do conhecimento geral.

O Quarteto participou, em 1998, como artista convidado no espectáculo de inauguração do Teatro Alfa Real, em São Paulo, onde participaram outros artistas como João Gilberto, Gal Costa e Nana Caymmi.  Para mais detalhes consulte o programa completo no Vida.pt  Voltar ao Topo

.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Correio da Manhã
Quarteto Jobim Morelenbaum no Porto

Texto de Daniel Guerra

Ele é carioca, mas durante o tempo de um jogo de futebol, Tom Jobim foi portuense. Perante a rendida plateia do Coliseu, o Quarteto Jobim Morelenbaum fez uma estreia auspiciosa na Invicta, com um recital em que a "felicidade não teve fim". Se era preciso uma prova documental da aceitação e prestígio de que a bossa nova goza na cidade, o concerto meigo, sensível e intimista dos herdeiros de Jobim funcionou como um atestado de popularidade.

E não foi somente a geração de 60 que forçou o ensemble a dois plenos encores. Entre os mais entusiasmados assistentes desta "première" era possível vislumbrar a presença participante de muitos jovens e até de inúmeros "teen-agers". E quando Paula Morelenbaum soletrou "I-pa-ne-ma" com uma pose muito zen, depois de se aproximar do célebre registo de Astrud Gilberto, o auditório quase compeliu o quarteto a um novo bis.. "Quero a vida sempre assim/com você perto de mim". Apetece cantar com Jobim, mesmo num tom desafinado ou num samba de uma nota só. No auditório, os mais velhos até ousavam acompanhar Paulo Jobim e Paula na recitação das líricas que a "crooner" Geny Martins declinou cantar quando Newton Mendonça - parceiro do maestro - lhe propôs "Desafinado" e "Samba de Uma Nota Só".

Hoje, Geny é uma ignorada Rainha dos Cantores do ano de 1956 e João Gilberto será sempre uma das lendas do bossa-novismo. Antes de iniciar a interpretação do "baião" de João, Paulo enunciou que a música é uma coisa muito simples. Mas, na bossa de Tom, simplicidade nunca se confunde com linearidade. Recuperando a tradição dos choros e dos sambas-canção, requisitando a benévola influência do cool-jazz, Jobim, Carlinhos Lyra e outros compositores puseram o Brasil no mapa da música planetária. Foi essa antologia que este quarteto revisitou com a autoridade e o à vontade de quem "toca do que sabe". "Ela é Carioca", "A Felicidade", "Eu e o Meu Amor", "Águas de Março", "Correnteza", "Corcovado", "Insensatez", "Chega de Saudade" foram evocadas, segundo partituras que Jobim certamente rubricaria com a paleta das suas amenas e tropicais cores harmónicas.

Porém, talvez a maior virtude desta performance - que evidenciou afinidades com o "low-profile" despojado dos Madre Deus- tenha sido a opção de não se vincular somente ao repertório de Tom. Aliás, dois dos pontos altos do concerto foram o solo de Jaques Morelembau, adaptando para o seu cello o austero "Retrato a Preto e Branco", de Chico Buarque e o tributo de Paulo Jobim à poesia portuguesa. Neste tema experimentalista, tocado num espírito de jam-session com a bateria de Duduka Fonseca, Paulo colocou as sonoridades do seu violão brasileiro nas extensões amplas dos vales e montanhas imaginados pelo talento de Fernando Pessoa. Outro momento de apogeu do recital aconteceu durante a interpretação de "Lamento no Morro". Este samba da peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, motivou talvez a mais primorosa execução da noite, com o violoncelo de Jaques soando com aquele característico lamento choroso das cuicas. Parafraseando de novo Tom e Vinicius, no final muita gente terá exclamado um "só tinha que ser com você" a felicidade deste reencontro nostálgico com a música que o Rio de Janeiro inspirou com aquele "açúcar e afecto".

Daniel Guerra 
Voltar ao Topo

 

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................