At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia

PedroCarneiroMarimba.jpg (9053 bytes)
Visite o
Site oficial de Pedro Carneiro

  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Programa
Erkki-Sven Tuur – Motus I
Nebojsa Zivkovic – Ultimatum I (estreia em Portugal)
Jacob Druckman – Reflections on the Nature of Water
Nebojsa Zivkovic
– Les Violons Morts
Steve Martland – Street Songs (Oranges and Lemons; Poor Rogers) – (estreia em Portugal)

INTERVALO

Clotilde Rosa – Canto Circular (estreia absoluta)
Keibo Abe – Variations on Japanese Children´s Songs
Steven Mackay – See ya Thursday
Joseph Schwantner – Velocities (Moto Perpetuo)
Iannis Xennakis – Rebonds B

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pedro Carneiro e o espectáculo "Carta Branca a um jovem percussionista português"
Marimbas com Carta Branca
CCB, dia 8 de Novembro de 2000

Pedro Carneiro, um jovem percussionista português recentemente aclamado em Londres, irá oferecer ao público uma série de obras variadas para o seu instrumento de eleição, a marimba. Trata-se de um conjunto de peças contemporâneas da autoria de compositores dos mais variados quadrantes. Em foco estará a marimba, um instrumento de percussão que constitui hoje um dos meios privilegiados ao qual se destinam muitas páginas do mais recente panorama da criação musical. O espectáculo surge assim como mais um paradigma da exploração de outros e novos meios na exploração do universo tímbrico, uma atitude bastante frequente nos dias que correm.

O conteúdo do programa do concerto possui várias particularidades. Em primeiro lugar, duas estreias em Portugal através da audição das obras Ultimatum I do sérvio Nebojsa Jovan Zivkovic e Street Songs de Steve Martland, esta última com Pedro Carneiro secundado pelo agrupamento vocal Voces Caelestes.

Em segundo lugar, haverá também uma peça em primeira audição absoluta, Canto Circular (1999) para marimba e quarteto de cordas da compositora portuguesa Clotilde Rosa, com Pedro Carneiro tocando de parceria com o Quarteto Lacerda. De resto, o concerto incluirá obras da autoria de Erkki-Sven Tuur, Jacob Druckman, Keibo Abe, Steven Mackay, Joseph Schwantner e Iannis Xenakis.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Biografia de
Pedro Carneiro
Pedro Carneiro é considerado um dos músicos mais dinâmicos e originais da sua geração. Aos 25 anos de idade tocou em estreia absoluta mais de 30 obras e trabalha regularmente com um leque variado de prestigiados instrumentistas e compositores. Estudou no Guildhall School of Music and Drama em Londres onde terminou a sua licenciatura em 1997 com a distinção 'Head of Department Award'. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e do Centre Acanthes (Paris).

Em 1997 foi o vencedor do Prémio Jovens Músicos e do Prémio Maestro Silva Pereira. Em 1998 foi o vencedor do 'Park Lane Young Artists' Auditions', tornando-se o primeiro percussionista - nos 43 anos do concurso - a abrir a prestigiada série de recitais no South Bank Centre de Londres, difundida ao vivo pela BBC.

Estreou-se aos 14 anos e desde então tem-se apresentado regularmente como solista em algumas das mais prestigiadas salas e festivais, dos quais se destacam o Festival d¹Avignon e Cité de la Musique em França, Proms da BBC e Rhythmsticks Festival no Queen Elizabeth Hall em Londres, Festival Internacional de Música de Macau e Capital Theatre de Pequim entre muitos outros. Apresentou também palestras e masterclasses nas Escolas Superiores de Música de Lisboa e Porto, Universidade de Aveiro, Guildhall School of Music and Drama e Royal College of Music em Londres e na Hong Kong Academy of Performing Arts.

Nas duas últimas temporadas apresentou-se em recital por três vezes no South Bank Centre em Londres e em cidades como Lisboa, Porto, Londres, Paris, Sevilha, Hannover, Hamburgo, Los Angeles, Hong Kong e gravou para a diversas rádios - como para a BBC, Radio France e K-Mozart nos EUA.

Nas próximas temporadas destacam-se a criação e gravação de obras concertantes com obras escritas especialmente para Pedro Carneiro de compositores como Gavin Bryars, John Psathas, Ian Wilson e Erkki-Sven Tüür, com as respectivas estreias nacionais e tournés na Europa, Ásia, EUA e Austrália com inumeras orquestras e agrupamentos instrumentais de renome de onde se destacam a London Sinfonietta, London Mozart Players e a BBC National Orchestra of Wales.

Projectos futuros incluem uma tourné a Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia - finalizando com um concerto a si dedicado no New Zealand International Festival of the Arts, com a participação de membros da New Zealand Symphony Orchestra e do New Zealand String Quartet - e uma tourné com o Quarteto Chilingirian no Verão de 2001. Outros projectos de música de câmara incluem ainda colaborações com a cravista Elisabeth Chojnacka e com o agrupamento vocal Voces Cælestes.

Destaca-se também o trabalho de difusão da música de compositores Portugueses. Nas ultimas duas temporadas estreou diversas obras a si dedicadas destacando 'Crazy Mallets' de João Pedro Oliveira, 'Solos II' de Sara Carvalho, 'Four Cartoons' de António Chagas Rosa, 'Memoirs d'Automne' de Isabel Soveral, 'A Pirâmide de Dido' de Paulo Nazareth, 'Suite d'aquém e d'além mar' de Eurico Carrapatoso, 'Mind the Gap' de Luís Tinoco, 'Nocturnal' de Sérgio Azevedo, 'Canto Circular' de Clotilde Rosa e uma obra para marimba e electrónica a estrear em 2001 de Pedro Amaral.

Activo também como compositor, Pedro Carneiro trabalha neste momento num ballet a estrear numa tourné em Inglaterra em 2001 pela Henri Ogike Dance Company, que encomendou a partitura.

É o director artístico da FESTA DO RITMO, um festival internacional de percussão que se realiza anualmente na cidade de Aveiro.
Voltar ao Topo

 

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................