Lisboa
Música e Dança do Tajisquistão
A Poesia e as diferentes formas musicais
CCB, Grande Auditório,
dia 3 de Março de 2002, às 21:30h
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Os músicos do Badakhashtán
utilizam poemas persas mais clássicos, obras ismaelitas relativamente modernas e
diferentes cantos folclóricos nas suas línguas regionais. Dividem o seu repertório em
três géneros: madâkhani, ghazalkhâni e cantos folclóricos.
Os Madâkhani incluem cantos ao profeta do Islão e a outros
membros da sua família, assim como cantos místicos aos poetas clássicos persas como
Rumi (século XIII), Nasser Khosrow (século XI) e poetas ismaelitas modernos (séculos
XIX e XX).
Os ghazal consistem em ghazals, um género importante da poesia
clássica persa. Um ghazal é um poema breve que não passa dos 15 versos. A sua métrica
é muito restrita e muito comum, fala de amor e transcendência. Os cantos folclóricos
podem apresentar várias formas entre as quais (a mais importante) o
dargilik-falak-lalik.
O darguilik é um canto de separação, o falak um canto sobre o
destino e o lalaik um canto de embalar. Em muitas ocasiões as canções são
escritas nas línguas regionais e cantadas por mulheres.