| Lisboa
Fado & RebetikaFestival das Músicas e dos Portos
5 a 13 de Fevereiro de 2000
Ao longo de séculos as cidades portuárias de todo o mundo têm sido
centros de trocas culturais, de nascimento de novas expressões frutos das influências
dos que chegam e partem e do quotidiano dos que ficam.
Numerosos factores concedem particular importância à música. Ela é a
expressão da cultura natal do marinheiro que ele mais facilmente transporta consigo:
basta-lhe a memória e a voz. No cosmopolitismo do convívio portuário, as melodias,
harmonias e ritmos não apenas ultrapassam a barreira das línguas diferentes, mas também
intimamente se ligam com o ambiente dos bares, dos dancings, das pensões e hotéis que
acolhem o esquecimento em terra da solidão do mar.
Sempre presente, um quotidiano de sentimentos e dramas, partidas de regresso incerto,
chegadas que naufrágios para sempre adiaram, alegrias de regressos, paixões efémeras ou
sem esperança. E o extenuante labor dos corpos. Estas músicas expressam este mundo, os
universos pobres, marginais e violentos dos espaços urbanos vizinhos do cais.
Em Buenos Aires e no Pireu, em New Orleans e Lisboa nasceram músicas.
O Fado, nascido nessa linha de molhes, armazéns, velames, máquinas, homens e mulheres
que se prolonga de Marvila a Alcântara é o anfitrião durante uma semana de outros
portos e outras músicas que com ele virão cantar. (mais sobre Fado)
|
Programa Completo
.................................................
Destaques
Savina Yannatou e Primavera en Salonico
A emigração dos anos 20 e a influência da música
árabe fez nascer uma canção urbana, a rembetika, um canto de histórias de desespero e
marginalidade, de convívio e protesto, que reinventou um instrumento grego, o bouzouki, e
o familiarizou com as percussões árabes.
Ala dos
Namorados
Na inquestionável originalidade da música da Ala dos
Namorados, o público e a crítica têm sido claros no reconhecimento de um cosmopolitismo
formal, na esteira das grandes tendências actuais da world music.
Músicas do
Fado
As Músicas do Fado serão a junção de Fados
clássicos &endash; e só Fados clássicos &endash; e de cinco vozes que, afinal,
lhes dão esse estatuto: Beatriz da Conceição, Carlos Zel, Maria da Nazaré, António
Rocha e Mafalda Arnauth. |
|
..................................................... |
| Savina
Yannatou e Primavera en Salonico
11 | Sexta-feira | 21h30
Grande AuditórioNo início deste século, a emigração forçada de
gregos residentes na Ásia Menor, determinou a fixação em redor do porto ateniense do
Pireu e do de Salónica de uma população que, em muitos casos ao longo de gerações,
vivera o convívio da sua cultura cristã ortodoxa com o mundo árabe da Turquia.
Este afluxo brusco de milhares de refugiados deu lugar a bairros inteiros, surgidos em
redor dos portos, onde se ampliou uma tradição de intercâmbio cultural que datava já
de séculos. A emigração dos anos 20 e a influência da música árabe fez nascer uma
canção urbana, a rembetika, um canto de histórias de desespero e marginalidade, de
convívio e protesto, que reinventou um instrumento grego, o bouzouki, e o familiarizou
com as percussões árabes.
Mas o Pireu e Salónica haviam já sido porto, de chegada de outros refugiados e outras
culturas. Nos séculos XVI e XVII, a intolerância que expulsara de Espanha e Portugal os
judeus sefarditas, havia feito de Salónica um porto de chegada de homens e mulheres que
com eles transportavam a cultura de todo o Mediterrâneo.
É a este vasto e apaixonante universo musical que a deslumbrante voz de Savinna Yannatou
e os instrumentos de Primavera en Salonico dão vida. |
Preços
Plateia 3.000$
Laterais 1.700$
Camarotes Centrais 3.000$
Camarotes Laterais 2.500$
1º Balcão 2.200$
2º Balcão 2.000$
Balcão Lateral 2.000$
Galerias 1.000$ |
|
..................................................... |
| Ala dos Namorados
12 | Sábado | 21h30
Grande AuditórioNa inquestionável originalidade da música da Ala
dos Namorados, o público e a crítica têm sido claros no reconhecimento de um
cosmopolitismo formal, na esteira das grandes tendências actuais da world music, lado a
lado com uma tão dificilmente definível quanto inquestionável identidade portuguesa,
uma sonoridade e o ambiente que reconhecemos como nossos.
Esta personalidade da Ala dos Namorados, as trajectórias musicais próprias de João Gil
e de Manuel Paulo, lado a lado com a afirmação da expressividade vocal e interpretativa
de Nuno Guerreiro, conduziram a um encontro inteiramente assumido com o Fado, não apenas
como influência ou referência, mas como reportório a ser recriado no espírito mais
clássico e próximo dos seus padrões tradicionais.
O último trabalho discográfico deste grupo, a editar brevemente, é um CD duplo, um dos
quais é inteiramente preenchido com Fados.
É esse trabalho que a Ala dos Namorados apresenta no CCB, alargando o horizonte do
espectáculo a outras pontes e intercâmbios, onde se destaca a presença de um nome maior
do flamenco, a cantora Carmen Linares. |
João
Gil
Manuel Paulo
Nuno Guerreiro
convidada especial
Carmen Linares
Preços
Plateia 3.500$
Laterais 2.000$
Camarotes Centrais 3.500$
Camarotes Laterais 2.000$
1º Balcão 2.700$
2º Balcão 2.500$
Balcão Lateral 2.500$
Galerias 1.000$ |
|
..................................................... |
| Músicas do Fado
13 | Domingo | 21h30
Grande AuditórioLevará tempo até que se gere definitivo consenso
sobre o que é o Fado clássico. Entretanto, vai fazendo caminho a ideia de que a
designação deve ser aplicada a um conjunto de temas musicais que a comunidade fadista
&endash; cantores sobretudo, mas também músicos &endash; reconhece como
proporcionando maiores possibilidades de interpretar segundo os padrões fadistas, de
estilar, na terminologia própria. Essa abertura manifesta-se na generalizada ausência da
estrutura normal de canção (copla-refrão), em benefício de estruturas sequenciais em
quadras, quintilhas, sextilhas, que permitem inesgotáveis variações de letras, e linhas
melódicas de grande abertura, a permitir a interpretação própria, pessoal,
irrepetível.
Padrão absoluto desta identidade, o Fado menor, «pai e mãe do Fado», como lhe chamou
Amália Rodrigues.
As Músicas do Fado serão a junção de Fados clássicos &endash; e só Fados
clássicos &endash; e de cinco vozes que, afinal, lhes dão esse estatuto: Beatriz da
Conceição, Carlos Zel, Maria da Nazaré, António Rocha e Mafalda Arnauth.
|
Intérpretes
Beatriz da Conceição
Carlos Zel
Maria da Nazaré
António Rocha
Mafalda Arnauth
Preços
Plateia 2.500$
Laterais 1.500$
Camarotes Centrais 2.500$
Camarotes Laterais 2.000$
1º Balcão 1.600$
2º Balcão 1.500$
Balcão Lateral 1.500$
Galerias 1.000$ |
|