At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia
Grammy para "Livro" de Caetano Veloso
Melhor disco "World Music"

"Livro" de Caetano Veloso vence o Grammy de melhor disco "World Music", para trás ficam "Niakunfe" de Ali Farla Toure, "Release" de Afro Celt Sound System, "Papa" de Salif Keita e "Café Atlântico" de Cesária évora. Fique a conhecer um pouco da biografia de cada um dos candidatos ao Grammy melhor disco "world Music", cujo impacto nas vendas em portugal tem sido, até ver, quase insignificante.

.....................................................................
Caetano Veloso
Livro

Caetano Veloso é uma das referências da Música Popular Brasileira, mas assume-se igualmente como um artista multifacetado, com opinião sobre o mundo que o rodeia e isso é bem patente na sua intervenção política, naquilo que escreve e que canta.

A sua carreira foi profundamente influenciada pelas suas origens baianas e
fortemente inspirada nos ritmos africanos e da pop norte-americana, realizando mais de 40 álbuns gravados.

A Bossa Nova, criada por João Gilberto nos anos 50, funcionou como uma referência fundamental para a criatividade de Caetano, cujo estilo apelidado de "tropicalismo" transformou-se numa das maiores pilares de afirmação da nova música brasileira além fronteiras, apesar de nem sempre colher grandes simaptias internas, nomeadamente pela ala conservadora do Brasil, durante o regime Militar.

Os discos e concertos de Caetano Veloso foram várias vezes restringidos pela
censura, estando o próprio Caetano preso durante alguns meses, sendo forçado a exilar-se em Londres, onde continuou a gravar até lhe ser permitido voltar ao Brasil em 1972.

Os anos 80, serviram para que Caetano Veloso fosse cada vez mais conhecido no estrangeiro, editando e realizando múltiplos concertos, sem comprometer o seu estilo próprio face às pressões comerciais, atingindo algumas vezes o Top 10 americano - como é o caso de "Tropicalia 2", de 1993.

Mais recentemente Fina Estampa, Circulado e Circulado Vivo confirmaram o sucesso, sendo este álbum "Livro" nomeado para o Grammy, coroando uma carreira de mais de 30 anos.
.....................................................................
Ali Farka Toure
Niafunke

Ali Farka Toure é um dos mais bem sucedidos músicos africanos da última década.
Guitarrista de qualidade reconhecida, que combina instrumentos tradicionais com as sonoridades próprias dos Blues, criando um tipo de música muito próprio, com uma nítida preferência por vocalizações num tom baixo e por sons ritmados, minimizando muitas vezes a presença de instrumentos musicais.

Já com uma carreira estabelecida há algum tempo, o reconhecimento no mercado Norte americano e europeu só veio depois de Ali completar os seus 50 anos, em meados da década de 80. “Talking Timbuktu”, de 1994, foi o album da sua carreira que atingiu maior sucesso, mas toda a sua carreira nestes últimos 15 anos tem tido uma enorme aceitação por parte do público e da crítica. Nesse disco teve a colaboração do músico Ry Cooder, demonstrando que as sonoridades ocidentais nem sempre prevalecem.

Durante cinco anos, Toure não editou nenhum disco nos Estados Unidos, mas a sua
volta às origens da música tradicional africana no ano passado, com “Niafunke” foi
muito bem recebida e granjeou-lhe uma nomeação para o Grammy.
Voltar ao Topo
.....................................................................
Afro Celt Sound System
Volume 2: Release

Em 1996 surgiu o primeiro disco do grupo "Sound Magic", partindo da fusão entre as músicas tradicionais africanas e irlandesa, depois de um forte destaque deste grupo no WOMAD festival, realizado na Grã-Bretanha, mais precisamente em Rending, mesmo antes da edição do sua primeira aparição discográfica.

O grupo conta com Iarla O’Lionard, uma vocalista irlandesa e com os muito
consagrados Davy Spillane, Ronnan Browne, James McNally, Ayub Ogada, Baaba Maal, Kauwading Cissakho e Massamba Simon Emmerson, e ainda com Jack Bruce, igualmente responsável pela harmonia conseguida nesta fusão, fortemente inspirada na sensibilidade dos vários músicos e nos instrumentos irlanddeses e africanos...

O ano de 1997 foi decisivo, tendo o Afro Celt Sound System actuado nos Estados
Unidos, fazendo autêntica sensação, sendo esse concerto considerado um dos melhores do ano. O seu segundo algum, Volume 2 é editado em 1999, ano em que recebe a nomeação para o Grammy na categoria de música mundial.
Voltar ao Topo
.....................................................................
Salif Keita
Papa

Salif Keita vem duma família tradicional do Mali, que não aceitou nada bem a sua opção por uma carreira musical, deserdando-o e obrigando-o a sobreviver à custa de trabalhar como músico nas ruas e em clubes. O sucesso começou com os "Super Rail Band” um grupo musical patrocinado pelo governo e que juntava ritmos tradicionais africanos e sonoridades ocidentais, especialmente cubanas.

Em 1973, em conjunto com o guitarrista Kante Manfila, formou um novo grupo, “Les Ambassadeurs Internationaux”, combinando influências da Música do Mali e arábicas, o grupo acabou por obter um enorme reconhecimento internacional, sem precedentes em àfrica.

Em 1987, Keita iniciou a sua carreira a solo, em Paris. Mas só com o lançamento de "Soro", Keita foi captou a atenção do público e da indústria discográfica. Passados oito discos, surge este "Papa" que lhe vale uma nomeação para um Grammy.
.....................................................................
Cesária Évora
Café Atlantico

Cesária Évora é natural do Mindelo, Cabo Verde, permanecendo no seu país mesmo com a emigração dos seus irmãos, depois da morte precoce do pai, dedicando-se à música, que nessa altura alimentava uma série de clubes da cidade, onde as Mornas íam proliferando com o seu ritmo lento e nostálgico. Cesária atingiu logo nessa altura uma enorme notoriedade.

Chegada a indepêndencia de cabo Verde, Mindelo perdeu importância, o que levou a maior parte dos músicos a abandonarem a cidade. Contudo, Cesária Évora decidiu ficar, apenas aceitando ir a Paris gravar o seu primeiro disco, já estavamos nos anos 80. A este álbum seguiram-se outros, sempre gravados em França, mas o grande sucesso só foi obtido em 1992 com “Miss Perfumado”.

Com a sua característica confiança e com a sua postura descontraída em palco,
sempre descalça, Cesária Évora ganhou carisma internacional, ficando conhecida como a "Diva dos pés descalços".

O álbum de 1995 “Nonesuch” obteve o reconhecimento da crítica e do público, sendo nomeada para um Grammy e vendo o seu disco citado como o melhor do ano em jornais e publicações norte-americanas de referência. Nos anos seguintes, o seu percurso foi reconhecido com mais três nomeações para o Grammy, a última da quais este ano com o seu trabalho “Café Atlântico”.
Voltar ao Topo

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................