At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia > Detalhe

Alusão a Carlinhos Brown (Brasil)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Viv'a a Rua
Ciclo Largo do Atlântico

Biografias
(Brasil) Carlinhos Brown Mais...
(Cabo-Verde) Cordas do Sol
Mais...
(Portugal) Janita Salomé
Mais...
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Évora
Ciclo Largo Atlântico
Viv'a Rua
em Évora

Évora, 20 de Julho a 26 de Agosto de 2001
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

No imaginário alentejano, o Largo é um lugar de comunicação, de encontro, de produção e transmissão de cultura, como tão bem o descreveu o escritor Manuel da Fonseca. Para os portugueses, depois de cinco séculos a cruzar os mares, promovendo trocas, não só comerciais como culturais, o oceano Atlântico ganhou esse estatuto simbólico de espaço de encontros culturais. Um espaço construído e alimentado a partir da língua portuguesa.

Largo Atlântico é, assim, o espaço da lusofonia. Aqui se encontram coisas tão díspares mas tão próximas como o fado, a morna caboverdiana, ou o samba-canção.

É a este espaço cultural que, durante os dias 27, 28 e 29 de Julho, o Viv’a Rua nos vai transportar na companhia do brasileiro Carlinhos Brown, do grupo caboverdiano Cordas do Sol e do português Janita Salomé. Tudo se irá passar na Praça do Giraldo, o verdadeiro Largo da cidade de Évora e do próprio Viv’a Rua. Aqui nos chegam as ondas musicais do Atlântico, do passado, presente e futuro.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ciclo Largo do Atlântico
Dia 27 de Julho, 22 horas. Praça do Giraldo
Carlinhos Brown (Brasil)

Percussionista, compositor, produtor e agitador cultural baiano, criado na periferia de Salvador, seu nome artístico é uma homenagem a James Brown, ídolo do funk e da soul music. Dominando vários instrumentos de percussão, Brown tornou-se num dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início dos anos 80. Em 1985 integrou a banda de Caetano Veloso no disco "Estrangeiro", onde a sua composição "Meia Lua Inteira" teve um enorme sucesso. Participou também em várias apresentações a nível mundial, com João Gilberto, Djavan e João Bosco. Nos anos 90 projectou-se quer a nível nacional, quer internaciol como líder do grupo Timbalada, que reunia mais de 100 percussionistas e cantores, os "timbaleiros", a maioria jovens pobres do bairro do Candeal, onde nasceu.

Depois disso lançou vários discos a solo ("Alfagamabetizado" e "Omelete Man"), em que actua como cantor, compositor e instrumentista. Mais de 200 composições suas foram gravadas por outros intérpretes, tal como Gal Costa, Marisa Monte ("Segue o Seco", "Maria de Verdade", "Arrepio", "Magamalabares"), Daniela Mercury ("Rapunzel", "Rimas Irmãs"), Cássia Eller ("E.C.T."), Daúde ("Lavanda") e outros. Actualmente Carlinhos Brown participa de dezenas de projetos educacionais-musicais na
Bahia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ciclo Largo do Atlântico
Dia 28 de Julho, 22 horas. Praça do Giraldo
Cordas do Sol (Cabo-Verde)

O grupo é constituído por 8 elementos oriundos do Paúl, ilha de Santo Antão. Arlindo Évora é o seu porta voz e o representante do grupo. Alguns trabalham e outros são estudantes e, nas horas livres, dedicam-se à música. O grupo formou-se no PAÚL, na ilha de SANTO ANTÃO há, aproximadamente, 4 anos Em comum, tinham o facto de todos serem da mesma localidade e de se juntarem em serenatas e tocatinas, além do gosto por tocar e cantar. A partir desta actividade, formou-se o grupo. CORDAS DO SOL - o nome do grupo tem a sua origem na corda de Sol, presente em todas as guitarras e violões, e no facto de cada elemento do grupo funcionar como uma corda que só vibra em conjunto, com o grupo, e que vai buscar a sua vitalidade à energia inacabável do Sol (símbolo, também, de Cabo Verde), energia que faz viver, vibrar e criar.

CORDAS DO SOL executa as suas músicas dispondo, apenas, de instrumentos acústicos e todos os 8 elementos do grupo participam, directamente, nas vozes: a solo ou em coro. Inspirado na música tradicional de Cabo Verde, o repertório (e o próprio grupo) nasce de pesquisas feitas à tradição oral da ilha. O grupo forma-se com o objectivo de dar a conhecer esta música, mostrando que ela existe numa faceta tradicional mas também actual. Assim, desenvolvem composições a partir do estilo tradicional da ilha e fazem a recuperação do "sotaque" de Santo Antão, empregando termos característicos da linguagem do dia-a-dia, do trabalho, do contar de "estórias", dos temas e dos géneros típicos da ilha, sem se "colarem" ao tipo de música folclórica. O grupo ganhou dimensão com algumas reportagens televisivas e radiofónicas. A partir daqui, começaram a ser solicitados para espectáculos ao vivo: Praia, Mindelo, Santo Antão, Suíça, Portugal...

Participaram num disco editado pela Rádio França Internacional, integraram um projecto televisivo liderado por Francisco Manso, com três vídeo-clips, e executaram a banda sonora do filme "B'LIMUNDO". Para o ano 2000 têm agendado já alguns espectáculos em Portugal, Espanha, Holanda, Luxemburgo e Itália. A gravação de "LINGA DE SINTONTON" surge da opinião de vários críticos que encontraram no repertório do grupo fortes hipóteses de obter sucesso, quer pela qualidade das composições quer pela sua originalidade. Decidiram, então, efectuar vários contactos para a gravação e a produção do disco pelo que contaram com o apoio de vários patrocinadores, como a C.M. do Paúl e da Ribª Grande, o Gabinete Técnico Intermunicipal, Cimentos de Cabo Verde, o M. da Cultura de Cabo Verde e o Ministério do Interior do Luxemburgo. CORDAS DO SOL,, enquanto grupo musical, tem a vantagem de possuir o que há de mais genuíno nas suas composições: o amor que têm por aquilo que cantam e o amor que sentem pela sua terra. "Linga De Sintonton" constitui um tributo à terra e ao povo que eles representam. Voltar ao Topo

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ciclo Largo do Atlântico
Dia 29 de Julho, 22 horas. Praça do Giraldo
Janita Salomé (Portugal)

Depois do reconhecimento unânime pela crítica e pelo público, Janita Salomé parte agora para os palcos com o seu mais recente disco "Vozes do Sul", um trabalho à volta do Cante polifónico Alentejano. Neste regresso aos concertos, Janita apresentará algum do reportório tradicional alentejano que compõe este disco, percorrendo igualmente parte da sua carreira discográfica que já conta vinte anos. "Vozes do Sul" é um trabalho sobre a tradição do Cante polifónico alentejano, que contou com a participação do irmão de Janita, Vitorino e das suas filhas Catarina e Marta e a sua sobrinha Patrícia. Tal como aconteceu com o projecto "Lua Extravagante", contou ainda com a participação de Filipa Pais e Bárbara Lagido.

O disco "Vozes do Sul" teve ainda a participação especial de grupos corais do baixo alentejo: o grupo coral da Casa do Povo de Serpa, os Camponeneses de Pias e as Ceifeiras de Castro Verde, parta além de Carlos Bica (no contrabaixo) e Mário Delagado (na guitarra) - tendo estes colaborado nos arranjos ao lado de Tomás Pimentel (Trompete), Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Pedro Teixeira da Silva e Nuno Flores (ambos dos Corvos), e ainda o seu sobrinho Daniel Salomé e João Luís Lobo.

O concerto terá a participação de alguns dos músicos que colaboraram no disco: Vasco Gil (teclados), Fernando Molina (percussões), José Soares (guitarra) e Paulo Jorge Ferreira (baixo), juntando-se a estes Luís Lobo (percussões) e Edu (guitarra) nos concertos de Maia e Mértola. Voltar ao Topo


 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................