Apresentação
Ciclo de Guitarra
Três caminhos, três linguagens, três concertos
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. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Ainda
sem datas marcadas, António Jorge Gonçalves, José Peixoto, Pedro Jóia propõem-se a
apresentar em várias localidades do nosso país um ciclo de concertos onde a Guitarra
estará no centro de todas as atenções. A descubrir.
A proposta deste ciclo assenta na Guitarra como principal
protagonista, visitada por três músicos que tiveram numa dada fase da sua formação um
percurso comum e que se posicionaram posteriormente em três universos distintos, com
três visões diferentes que resultam noutras tantas propostas de concerto.
É interessante ver o que os une, que é bastante, e o que os
diferencia desde esse traço comum: António Jorge Gonçalves, José Peixoto, Pedro Jóia
três caminhos, três linguagens.
Isto, num evento que reúne três concertos em que a música
estará representada na sua vertente erudita, contemporânea e também associada a
expressões que reflectem um carácter mais étnico/popular em que a música portuguesa
ocupará um lugar de relevo.
António Jorge Gonçalves, actualmente professor na Escola Superior
de Música de Lisboa apresentar-se-á a solo, com uma réplica de uma guitarra do séc.
XIX, interpretando música original escrita para esse instrumento.
José Peixoto a solo e com a colaboração do contrabaixista Mário
Franco, viajará por territórios onde a sua música floresceu num concerto que girará à
volta dos seus últimos trabalhos registados em CD.
Pedro Jóia, assumindo o Flamenco como fonte inspiradora
oferecer-nos-á música de Carlos Paredes com um ensemble de cordas bem como trabalhos de
sua autoria, quer a solo quer acompanhado pelo seu grupo.
Esta iniciativa certamente servirá para promover o património
histórico de cada cidade ou região, através da itinerância por locais onde a música e
espaço se complementem e valorizem. Para além de auditórios e cine-teatros, espaços
como capelas, igrejas, claustros, centros culturais, museus, etc. poderão revelar-se os
locais mais adequados e aprazíveis à fruição da música.